Marca procura outros mercados após perdas na Europa
A Seat está pronta para começar a vender seus modelos na China. Segundo a Volkswagen, a marca espanhola estará presente pela primeira vez no próximo Salão de Xanghai e as vendas poderão começar no início de 2012. A operação da Seat na China está em estudo desde 2009, quando James Muir assumiu o comando da marca.
Os primeiros carros a chegar serão as versões Cupra, esportivas, de Ibiza e Leon, produzidas na Espanha. A maior parte dos Volkswagen vendidos na China são produzidos em parceria com a SAIC (Shanghai Automotive) e a FAW (First Auto Works), as maiores fabricantes de automóveis do país asiático. Apesar dos Seat virem diretamente da Europa, os representantes da marca estão confiantes no crescimento do mercado de importados, onde marcas premium têm obtido sucesso.Há um movimento em direção à fabricação de alguns Seat na China, mas inicialmente, a fábrica espanhola de Matorell ainda trabalha muito abaixo de sua capacidade máxima - de 500 mil carros por ano -, portanto, ainda é melhor para a marca fazer os carros por lá mesmo antes de abrir instalações na Ásia.
A Seat vive um momento difícil, com redução de 40% nas vendas na Europa em 2010, ainda que tenha se mantido líder na Espanha pelo 31° ano consecutivo. A expansão na Europa parece distante, por isso agora o foco é crescer no restante do mundo. Atualmente, apenas o México recebe carros da marca.