Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e 4ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
A natureza dos Abrasivos
Partículas de pó, carvão, areia e diversas outras substâncias encontram-se em suspensão no ar, em, qualquer estrada. O vento, o trêfego, as construções, manobras à beira de estrada, aumentam as concentrações de poeira no ar. Essa poeira é composta de partículas de tamanho e dureza variável, sobre as quais estudos indicam que se tiverem um diâmetro maior que um micron (0,001mm) já são capazes de causar abrasão num motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLM2uRtrokikUCoETlP_at9aIiymv2ROQnqfEkBLtekAHgST5NreCugtoLPVS10qfYoYg7d0e_vOgzXOFrbXw3Lg-Va4Of0vf8NcWWAal0nL6bd9qEHc5_KZcuzqXnoEvIR7_N6wEGDDI/s400/Fig3_16.jpg)
Abrasivos ao microscópio.
Embora as partículas menos duras e de tamanho maior possam ser trituradas dentro do motor a ponto de não mais causarem ação abrasiva, enquanto forem sendo introduzidas continuamente novas partículas de dureza mediana, o desgaste abrasivo será constante.
Como os Abrasivos podem Penetrar no Motor:
Há cinco vias pelas quais os abrasivos podem penetrar num motor:
- Através do filtro de ar e suas ligações à admissão de ar.
- Resíduos deixados no motor durante a reforma.
- Através do sistema de respiração do cárter.
- Através de sistemas de frenagem tipo “Hidrovácuo”.
- Através do sistema de combustível.
Penetração de abrasivos através da Admissão de Ar
O purificados de ar é um dos acessórios mais importantes de um motor... e um dos mais negligenciados. Um bom purificador de ar, instalado adequadamente e revisado periodicamente é muito eficiente. Por essa razão, qualquer evidência de desgaste abrasivo deve por de sobreaviso para inspecionar o purificador de ar e o condutor de admissão à procura de vazamentos e falhas.
São usados, geralmente, 2 tipos de purificadores de ar: O tipo a banho de óleo e o tipo seco, usando um elemento filtrante conhecido como “filtro de papel”.
No tipo a banho de óleo, o ar atravessa uma rede metálica ou um emaranhado de outro material embebido em óleo a sujeira fica acumulada. À medida em que o filtro vai ficando carregado de sujeira, reduz-se sua eficiência e por isso é preciso limpa-lo e renovar-lhe o óleo periodicamente. Quando o exame demonstrar que um filtro desses está seco ou cheio de sujeira e areia e se os anéis apresentarem desgastes abrasivos, pode-se concluir que a falta de cuidados com o purificador de ar fio, pelo menos, uma das causas do desgaste do motor.
Já o purificador de ar tipo seco é considerado uma unidade mais eficiente, pois, continua proporcionado filtragem efetiva mesmo quando carregado de sujeira. Entretanto, sob essas condições, a admissão de ar pode ficar reduzida, a ponto de tornar a mistura excessivamente rica e prejudicar o desempenho do motor.
Um buraco no elemento filtro seco, avarias no elemento, ou avarias nas juntas que vedam ambas as extremidades de elemento, permitem a entrada de ar não filtrado levando os abrasivos diretamente no motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4eb1hbd46_nrstybHaaNLUUfYATgSJP8bqA-QCQwNHuri69Hnq5ZvQdcalQJ6E97cCw1JoV6qXy2iScuoFg6yRv1zUJTpfbyQe94i9XNqwoDzuWP7HYxw9vWkmNzHb5Mz8jNkwPJsRJU/s400/Fig3_17.jpg)
Um purificador de ar do tipo seco, totalmente danificado.
O elemento filtrante do purificador de ar tipo seco deve, portanto, ser manejado muito cuidadosamente durante a inspeção ou revisão pois, se cair ou for manipulado descuidadamente, haverá perigo de entortarem-se ou esmagarem-se as superfícies de vedação superior ou inferior e isso permitirá que ar não filtrado entre no motor, passando entre a superfície de vedação danificada e a carcaça do purificador de ar.
Alguns motores tem uma junta entre o carburador e o purificador de ar. Quando essa junta se tornar gasta ou rachada, o ar não filtrado entrará no motor através dessa passagem.
Em alguns veículos, especialmente caminhões de serviço pesado, o purificador de ar pode estar localizado a certa distância do coletor de admissão e, por isso, nesses casos, também a tubulação de admissão deve ser inspecionada com frequência r muito cuidadosamente à procura de rachaduras, deterioração do material ou conexões frouxas, tais como braçadeiras não apertadas. As áreas onde a tubulação passa através das chapas da carroceria são, às vezes, difíceis de inspecionar. Entretanto, é importantíssimo que sejam cuidadosamente examinadas pois, essas áreas, são muito propícias para a ocorrência de rachaduras devido à vibração e ao atrito entre a mangueira e a chapa.
Essas rachaduras permitem que o ar com abrasivos penetre diretamente no motor sem passar pelo purificador.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCUKJxx4VTH2KYeVC3psWHCycsFASgYr0XKckzCafGBZ28Q8gFDYhthAdIo0g2JpSKF8Tl8hR6WKghknVtiqhyphenhyphen7ht3GzBwlVDecvs6IvujMrci1zCeEmq6rUVYY4P_9WWRhIP5cNyHic8/s400/Fig3_18.jpg)
Rachadura em um mangueira de tubulação do ar de admissão.
A natureza dos Abrasivos
Partículas de pó, carvão, areia e diversas outras substâncias encontram-se em suspensão no ar, em, qualquer estrada. O vento, o trêfego, as construções, manobras à beira de estrada, aumentam as concentrações de poeira no ar. Essa poeira é composta de partículas de tamanho e dureza variável, sobre as quais estudos indicam que se tiverem um diâmetro maior que um micron (0,001mm) já são capazes de causar abrasão num motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLM2uRtrokikUCoETlP_at9aIiymv2ROQnqfEkBLtekAHgST5NreCugtoLPVS10qfYoYg7d0e_vOgzXOFrbXw3Lg-Va4Of0vf8NcWWAal0nL6bd9qEHc5_KZcuzqXnoEvIR7_N6wEGDDI/s400/Fig3_16.jpg)
Abrasivos ao microscópio.
Embora as partículas menos duras e de tamanho maior possam ser trituradas dentro do motor a ponto de não mais causarem ação abrasiva, enquanto forem sendo introduzidas continuamente novas partículas de dureza mediana, o desgaste abrasivo será constante.
Como os Abrasivos podem Penetrar no Motor:
Há cinco vias pelas quais os abrasivos podem penetrar num motor:
- Através do filtro de ar e suas ligações à admissão de ar.
- Resíduos deixados no motor durante a reforma.
- Através do sistema de respiração do cárter.
- Através de sistemas de frenagem tipo “Hidrovácuo”.
- Através do sistema de combustível.
Penetração de abrasivos através da Admissão de Ar
O purificados de ar é um dos acessórios mais importantes de um motor... e um dos mais negligenciados. Um bom purificador de ar, instalado adequadamente e revisado periodicamente é muito eficiente. Por essa razão, qualquer evidência de desgaste abrasivo deve por de sobreaviso para inspecionar o purificador de ar e o condutor de admissão à procura de vazamentos e falhas.
São usados, geralmente, 2 tipos de purificadores de ar: O tipo a banho de óleo e o tipo seco, usando um elemento filtrante conhecido como “filtro de papel”.
No tipo a banho de óleo, o ar atravessa uma rede metálica ou um emaranhado de outro material embebido em óleo a sujeira fica acumulada. À medida em que o filtro vai ficando carregado de sujeira, reduz-se sua eficiência e por isso é preciso limpa-lo e renovar-lhe o óleo periodicamente. Quando o exame demonstrar que um filtro desses está seco ou cheio de sujeira e areia e se os anéis apresentarem desgastes abrasivos, pode-se concluir que a falta de cuidados com o purificador de ar fio, pelo menos, uma das causas do desgaste do motor.
Já o purificador de ar tipo seco é considerado uma unidade mais eficiente, pois, continua proporcionado filtragem efetiva mesmo quando carregado de sujeira. Entretanto, sob essas condições, a admissão de ar pode ficar reduzida, a ponto de tornar a mistura excessivamente rica e prejudicar o desempenho do motor.
Um buraco no elemento filtro seco, avarias no elemento, ou avarias nas juntas que vedam ambas as extremidades de elemento, permitem a entrada de ar não filtrado levando os abrasivos diretamente no motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4eb1hbd46_nrstybHaaNLUUfYATgSJP8bqA-QCQwNHuri69Hnq5ZvQdcalQJ6E97cCw1JoV6qXy2iScuoFg6yRv1zUJTpfbyQe94i9XNqwoDzuWP7HYxw9vWkmNzHb5Mz8jNkwPJsRJU/s400/Fig3_17.jpg)
Um purificador de ar do tipo seco, totalmente danificado.
O elemento filtrante do purificador de ar tipo seco deve, portanto, ser manejado muito cuidadosamente durante a inspeção ou revisão pois, se cair ou for manipulado descuidadamente, haverá perigo de entortarem-se ou esmagarem-se as superfícies de vedação superior ou inferior e isso permitirá que ar não filtrado entre no motor, passando entre a superfície de vedação danificada e a carcaça do purificador de ar.
Alguns motores tem uma junta entre o carburador e o purificador de ar. Quando essa junta se tornar gasta ou rachada, o ar não filtrado entrará no motor através dessa passagem.
Em alguns veículos, especialmente caminhões de serviço pesado, o purificador de ar pode estar localizado a certa distância do coletor de admissão e, por isso, nesses casos, também a tubulação de admissão deve ser inspecionada com frequência r muito cuidadosamente à procura de rachaduras, deterioração do material ou conexões frouxas, tais como braçadeiras não apertadas. As áreas onde a tubulação passa através das chapas da carroceria são, às vezes, difíceis de inspecionar. Entretanto, é importantíssimo que sejam cuidadosamente examinadas pois, essas áreas, são muito propícias para a ocorrência de rachaduras devido à vibração e ao atrito entre a mangueira e a chapa.
Essas rachaduras permitem que o ar com abrasivos penetre diretamente no motor sem passar pelo purificador.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCUKJxx4VTH2KYeVC3psWHCycsFASgYr0XKckzCafGBZ28Q8gFDYhthAdIo0g2JpSKF8Tl8hR6WKghknVtiqhyphenhyphen7ht3GzBwlVDecvs6IvujMrci1zCeEmq6rUVYY4P_9WWRhIP5cNyHic8/s400/Fig3_18.jpg)
Rachadura em um mangueira de tubulação do ar de admissão.