Leia também a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte.
Detonação [pancadas de combustão]
A detonação, um tipo de combustão anormal, é a ignição descontrolada da ultima porção da mistura que não foi alcançada pela faísca oriunda da vela.
Suas principais causas são as seguintes:
Motores a gasolina/Álcool
a – Mistura pobres de combustível.
b – Combustível com índice de octana muito baixo.
c – Carga excessiva do motor.
d – Superadiantamento do ponto de ignição.
e – Depósito excessivo de carvão nos cabeçotes e nas cabeças dos pistões.
f – Aumento da taxa de compressão do motor pelo rebaixo excessivo do cabeçote, pelo uso de uma junta mais finas, etc.
Motores Diesel:
a – Combustíveis de quantidade imprópria para o motor.
b – Qualquer condição anormal de qualquer parte do sistema de injeção: controles, bomba injetora ou bicos injetores.
c – Deficiência no sistema de arrefecimento que afetem o resfriamento do cilindro ou do cabeçote.
Estes fatores, em conjunto ou isoladamente, provocam o aparecimento do fenômeno da detonação que, além de acarretar altas pressões e temperaturas nas câmaras de combustão, ainda fazem com que haja uma notável perda de potência no motor pois o mesmo não consegue absorver essa liberação repentina e desordenada de energia.
Para explicar melhor como ocorre a detonação, nas figuras seguintes, no caso de um motor a gasolina ou álcool, como ocorre uma combustão em condições normais e, em seguida, em condições anormais.
Condições Normais:
1° - Com o pistão no curso de compressão, a vela emite uma faísca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi633t3UTfuy_acgYsdeP2iL3bZeMxuBAAD5-HdDTqCVboMhcMHldyFn7IoiVh3vajLzbrgLC-F-L0KACGQ2NBn3KMHqUI9Yzoiw40mtDP3whhfOH2u0VQkeSoYZlPgTRmXwQCXBOE/s400/Fig5_19.jpg)
2° - Pela ação da faísca a combustão inicia-se, formando uma frente de chama a partir da vela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYPougA_4nSbHJBi1FGKs57NeqE5OGXc1XWyjoRwnzkMJtruceVj0-QYf9FuiRTTYwyONTxB_ngEjFmOb8qUFY7r3Eysh5FX8vFTBE8n9UbMpL3nUZQhjNBwEsF3KR-t1ysSa6vyY/s400/Fig5_20.jpg)
3° - A mistura ar-combustível inflama-se rapidamente e progressivamente vai percorrendo toda a câmara de combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAwY6AbIOo3hVaYgQ7jnXbtojcWxDMZaPv1euwLnzMblY2WRbuET2xk-bmeNFksw3A5EoCAwdKvMiLOEGoxtE5GqNMiQQcw8ASVUo6qTrZfM_2zaRFFjLzEdepvzEPQPctZ9OgWPI/s400/Fig5_21.jpg)
4° - A combustão vai-se completando e a dilatação dos gases vai empurrando o pistão para baixo, completando o movimento de força.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijLVSs3w5IN-wOXJvJCSTW8nWm2yevn89HF7HEqHRUaUSJG_VjxTD29_gUme1BHYRpi4mbfImD_rImVpTG6vv4vHVaJ-QnR-jhLkYWk5VBw4rh7a4EJDRsd-eWgK_V8xyD14pxt5U/s400/Fig5_22.jpg)
Condições anormais
1° - Quando ocorre a faísca, uma parte da mistura, próxima à vela, inflama-se e tenta expandir-se.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpbyZ9_UXSKwiKnyosjZ9fEI58U3w8ePDtuIWjU-QsttCxkJa8Mh6oPLG8TsYOetSis6GPSW1CngFcChfJFw1XwEIOmQyxgKhCM6wvbHydYyGn9W71oLOmgq-EkWNG7lnLi4_Pn5I/s400/Fig5_23.jpg)
2° - Porém, pelos motivos anteriormente citados, essa frente de chama não consegue propagar-se com velocidade normal e provoca, por outro lado, um aumento na temperatura e pressão dentro da câmara, que dão origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJDgHB39RL8uzMTmAaDMslb87hRRkqPmG72eRTjp83h_6g2iqtR_HOC4rTyxhzwswUvG2P3pjZB0awaeh0LeGdSOHyocUIUDtYGaQr-BjRynTRgiYauDPq1u0AAI-vnXbLiCw7Fr4/s400/Fig5_24.jpg)
3° - Essa segunda frente de chama também vai-se propagando pela câmara de combustão junto com a primeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFuqk-gxg0s6KNGEAJefGCWhCMJ3cVl9GTGCOmilA7NiAmoxKSeDWc8kogtACQsiNnzUZv3yz58dMAp7Z31CuUijxc40wTI4FkcwMkVPK_JKYq1KX7La3PMYW8rMq2bsUtoSmlKxM/s400/Fig5_25.jpg)
4° - A detonação se origina do choque entre duas frentes de chama que é caracterizado por ruídos secos e metálicos, conhecidos como “batida de pino”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEHm7fR_o1ZnNm0LaqXoXnbXAFZokYCcg2hY3ddAuun9Kcc7MNaXo6YQMsAp_SYrcV8MIR_senqDM4anZdnp3nb-_fic2GTWhT6l-TW5ScU2fMW_S-c-qSoIklLQDb6pgyfjZskqs/s400/Fig5_26.jpg)
As consequências da detonação prolongada em um motor são gravíssimas podendo ir desde queimaduras sérias do pistão, rápido desgaste da canaleta superior, quebra de anéis, engripamento e anéis presos até finalmente, a paralisação total do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLNUh8EdELISoPaPlGPt0DmQdZjEucSWStsr7NgyA9m8PT30rFj0TLOq862TX5Fg4bCK5XAfg1mv8JUwGVL6HzLxVFgx83g39RQULYVOKt6Btrf0Y-rlx94aeShKXKQaBKgQalDzc/s400/Fig5_27.jpg)
A detonação provocou a avaria deste pistão.
As pancadas da combustão ou o funcionamento irregular, no motor diesel, resulta da queima inicial muito rápida, causando uma taxa excessiva de aumento de pressão.
Detonação [pancadas de combustão]
A detonação, um tipo de combustão anormal, é a ignição descontrolada da ultima porção da mistura que não foi alcançada pela faísca oriunda da vela.
Suas principais causas são as seguintes:
Motores a gasolina/Álcool
a – Mistura pobres de combustível.
b – Combustível com índice de octana muito baixo.
c – Carga excessiva do motor.
d – Superadiantamento do ponto de ignição.
e – Depósito excessivo de carvão nos cabeçotes e nas cabeças dos pistões.
f – Aumento da taxa de compressão do motor pelo rebaixo excessivo do cabeçote, pelo uso de uma junta mais finas, etc.
Motores Diesel:
a – Combustíveis de quantidade imprópria para o motor.
b – Qualquer condição anormal de qualquer parte do sistema de injeção: controles, bomba injetora ou bicos injetores.
c – Deficiência no sistema de arrefecimento que afetem o resfriamento do cilindro ou do cabeçote.
Estes fatores, em conjunto ou isoladamente, provocam o aparecimento do fenômeno da detonação que, além de acarretar altas pressões e temperaturas nas câmaras de combustão, ainda fazem com que haja uma notável perda de potência no motor pois o mesmo não consegue absorver essa liberação repentina e desordenada de energia.
Para explicar melhor como ocorre a detonação, nas figuras seguintes, no caso de um motor a gasolina ou álcool, como ocorre uma combustão em condições normais e, em seguida, em condições anormais.
Condições Normais:
1° - Com o pistão no curso de compressão, a vela emite uma faísca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi633t3UTfuy_acgYsdeP2iL3bZeMxuBAAD5-HdDTqCVboMhcMHldyFn7IoiVh3vajLzbrgLC-F-L0KACGQ2NBn3KMHqUI9Yzoiw40mtDP3whhfOH2u0VQkeSoYZlPgTRmXwQCXBOE/s400/Fig5_19.jpg)
2° - Pela ação da faísca a combustão inicia-se, formando uma frente de chama a partir da vela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYPougA_4nSbHJBi1FGKs57NeqE5OGXc1XWyjoRwnzkMJtruceVj0-QYf9FuiRTTYwyONTxB_ngEjFmOb8qUFY7r3Eysh5FX8vFTBE8n9UbMpL3nUZQhjNBwEsF3KR-t1ysSa6vyY/s400/Fig5_20.jpg)
3° - A mistura ar-combustível inflama-se rapidamente e progressivamente vai percorrendo toda a câmara de combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAwY6AbIOo3hVaYgQ7jnXbtojcWxDMZaPv1euwLnzMblY2WRbuET2xk-bmeNFksw3A5EoCAwdKvMiLOEGoxtE5GqNMiQQcw8ASVUo6qTrZfM_2zaRFFjLzEdepvzEPQPctZ9OgWPI/s400/Fig5_21.jpg)
4° - A combustão vai-se completando e a dilatação dos gases vai empurrando o pistão para baixo, completando o movimento de força.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijLVSs3w5IN-wOXJvJCSTW8nWm2yevn89HF7HEqHRUaUSJG_VjxTD29_gUme1BHYRpi4mbfImD_rImVpTG6vv4vHVaJ-QnR-jhLkYWk5VBw4rh7a4EJDRsd-eWgK_V8xyD14pxt5U/s400/Fig5_22.jpg)
Condições anormais
1° - Quando ocorre a faísca, uma parte da mistura, próxima à vela, inflama-se e tenta expandir-se.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpbyZ9_UXSKwiKnyosjZ9fEI58U3w8ePDtuIWjU-QsttCxkJa8Mh6oPLG8TsYOetSis6GPSW1CngFcChfJFw1XwEIOmQyxgKhCM6wvbHydYyGn9W71oLOmgq-EkWNG7lnLi4_Pn5I/s400/Fig5_23.jpg)
2° - Porém, pelos motivos anteriormente citados, essa frente de chama não consegue propagar-se com velocidade normal e provoca, por outro lado, um aumento na temperatura e pressão dentro da câmara, que dão origem a uma segunda frente de chama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJDgHB39RL8uzMTmAaDMslb87hRRkqPmG72eRTjp83h_6g2iqtR_HOC4rTyxhzwswUvG2P3pjZB0awaeh0LeGdSOHyocUIUDtYGaQr-BjRynTRgiYauDPq1u0AAI-vnXbLiCw7Fr4/s400/Fig5_24.jpg)
3° - Essa segunda frente de chama também vai-se propagando pela câmara de combustão junto com a primeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFuqk-gxg0s6KNGEAJefGCWhCMJ3cVl9GTGCOmilA7NiAmoxKSeDWc8kogtACQsiNnzUZv3yz58dMAp7Z31CuUijxc40wTI4FkcwMkVPK_JKYq1KX7La3PMYW8rMq2bsUtoSmlKxM/s400/Fig5_25.jpg)
4° - A detonação se origina do choque entre duas frentes de chama que é caracterizado por ruídos secos e metálicos, conhecidos como “batida de pino”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEHm7fR_o1ZnNm0LaqXoXnbXAFZokYCcg2hY3ddAuun9Kcc7MNaXo6YQMsAp_SYrcV8MIR_senqDM4anZdnp3nb-_fic2GTWhT6l-TW5ScU2fMW_S-c-qSoIklLQDb6pgyfjZskqs/s400/Fig5_26.jpg)
As consequências da detonação prolongada em um motor são gravíssimas podendo ir desde queimaduras sérias do pistão, rápido desgaste da canaleta superior, quebra de anéis, engripamento e anéis presos até finalmente, a paralisação total do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLNUh8EdELISoPaPlGPt0DmQdZjEucSWStsr7NgyA9m8PT30rFj0TLOq862TX5Fg4bCK5XAfg1mv8JUwGVL6HzLxVFgx83g39RQULYVOKt6Btrf0Y-rlx94aeShKXKQaBKgQalDzc/s400/Fig5_27.jpg)
A detonação provocou a avaria deste pistão.
As pancadas da combustão ou o funcionamento irregular, no motor diesel, resulta da queima inicial muito rápida, causando uma taxa excessiva de aumento de pressão.