![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYxvlElbLwJifjHVOH_c_oAA_oA4EL6IWBsodfeTNx1fQzoyDUhV0buaieHarrDQWD3RiW6vaBN_mmZlCwhZ2ljxcMKuiTNEhHO5hlDzpZkuprOhjYgpL-x9ww9O8p5jgx4wr8phE/s320/ENCHENTE.jpg)
Esta é uma situação que sempre que possível, deve ser evitada até mesmo em rua asfaltadas. Pois não é possível avaliar o estado da pista à frente.
Se não foi possível evitar o alagamento, é recomendado verificar se a lamina de água não ultrapassa o limite do centro da roda, pois acima disto a água pode danificar o veículo seriamente.
Ao atravessar um trecho alagado, procure deixar a velocidade em torno de 10 km/h, utilizando a 1ª marcha. É importante ficar atento a veículos de grande porte pois eles geram ondas que podem aumentar a probabilidade de danos.
O problema mais grave que pode ocorrer é a entrada de água no motor pelo sistema de captação de ar de admissão. A entrada da água impede o movimento dos pistões parando o veículo imediatamente. Neste caso não tente ligar o carro novamente, pois pode aumentar os danos.
Muito cuidado com as correntezas, pois nestes casos o veículo poderá ser arrastado. Até mesmo alguns centímetros de água podem impedir o contato dos pneus com a pista e causar perda de tração e capotagem do veículo.