![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiziLa1edCmDMwHD4S36ihyphenhyphensF-LoKcDYaeY6FlNMVT_Qdg2LdQ8CU6HvZU-origXhACwKqkYAPqoEL9mFxzIwEagxomnJFz1P51ZQufdRGISyCIl9wUi1sYD0jF-3DgyzIJQwpJ0OskGio/s320/noticias1984.jpg)
O grande desafio é superar o recorde estabelecido no ano passado, de 367 quilômetros por litro de gasolina. Para atingir o objetivo, além de desenvolverem a parte mecânica, os projetistas tentam reduzir ao máximo o peso dos pequenos veículos, através do uso de materiais tão exóticos como o bambu.
Outra meta é diminuir ao máximo a resistência aerodinâmica, fator que, apesar das baixas velocidades envolvidas (em torno dos 40 km/h), não deixa de ser determinante. O resultado são formas que lembram carros do futuro de filmes e desenhos animados, o que aumenta a atração da disputa.
Mulheres - Uma característica da Maratona da Eficiência é o grande número de carros pilotados por mulheres. As futuras engenheiras, além de participarem no desenvolvimento e construção dos carros, são preferidas na hora de guiá-los por, em geral, terem menos peso que seus colegas do sexo masculino.
Entre os objetivos da competição estão o incentivo à criatividade dos alunos e o seu aprimoramento para o mercado de trabalho. Muitos participantes das edições anteriores, já formados, atuam hoje em importantes empresas do setor automotivo.
A edição deste ano conta com patrocínio da Petrobras, Fiat, FPT - Powertrain Technologies, NSK Rolamentos e apoio técnico da Heliar e VZAN.
Fonte