Tempo Motor (ou de combustão)
Com a ignição da mistura ar-combustível e a conseqüente expansão dos gases, a pressão dentro da câmara aumenta rapidamente para até 56 Kgf/cm2 ou mais, empurrando os pistões e anéis velozmente para baixo.
Nessa, ocasião, uma pequena fuga de gases é normal, ocorrendo através da folga entre pontas e também por detrás dos anéis no breve instante que precede uma vedação lateral completa.
A vedação lateral completa é feita quando a pressão total dos gases de combustão age na face lateral superior e na face interna do anel fazendo com que o mesmo fique mais fortemente comprimido contra a face inferior da canaleta do pistão e a parede do cilindro respectivamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJtc9ldfwRFQirP8hEXzjC4WPIsV7lqf1r19hoWcXMamWawWZBYjWefpryrxSArmPpC0ym6B_TqqwhZGkVmbgPf0toAwUpf7QyAlOwYGCdecM22P8B8goK8ukbxtpJ7Lb28eqEE1vVMJM/s400/fig1_12.jpg)
Também nesse tempo a ação de raspagem de todos os anéis é controlada, para que um fino filme de óleo permaneça na parede do cilindro.
Tempo de descarga
No tempo de descarga, pelo efeito do movimento ascendente do pistão, os anéis tendem a encostar-se na face inferior da canaleta do pistão.
Nessa ocasião, os anéis deslizam sobre o óleo lubrificante residual das paredes do cilindro sem raspa-lo para cima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpHuRlwo3POHb9BqPSkYnqDLg5XciMMlgACUk8qhzJYTYUCUXJaX-bA68YYqKx4j4HHGH5OIn6k1fMBJ5_Pbpn_fvXsmGn89jjGoVK0XQiN4hzXi-TVh7fs-XxoyE_kmEN06ZNFL8YU7Y/s400/fig1_13.jpg)
Observação: As figuras acima, referem-se a um anel de compressão de perfil retangular em trabalho.
O comportamento de outros tipos de anéis é semelhante a este, apresentado, no entanto, ligeiras variações, apropriadas para cada tipo de aplicação.
Tipos de anéis
Como já coloquei anteriormente, os anéis dividem-se basicamente em dois grupos:
· Anéis de compressão.
· Anéis de óleo.
Dentro dessa classificação básica, centenas de variações de desenhos foram criadas, buscando a melhor aplicação para cada tipo de motor, existe uma extensa gama de anéis, onde cada tipo de anel é projetado para executar uma função especifica.
As figuras abaixo ilustram os tipos de anéis mais conhecidos. Esses tipos são básicos, a partir dos quais são desenvolvidos todos os anéis combinados.
Assim sendo, coloco como exemplo, a anel Tipo “T”, que é um anel com face de contato inclinada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivkT9yZQCNus2l7xZUPIXPXKCNVplNrySPyNnn8pOrKRXZZOKHqRh39zeqgINQFOQjzlPrTZc7tY8j7j0i5YIZQ6dSRj4m3LFxKSqv-xJeHcOTG0Hv8ETfNffOL2UyUkJCxOEzd-bvwec/s400/fig1_14.jpg)
E o Tipo “4” que é um anel regular chanfrado na face interna.
Se combinarmos estes dois tipos de perfis, teremos um novo tipo chamado de “T4”, que será, portanto, um anel com face de contato inclinada e chanfrado na face interna.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmIrVxlMqp34xaqHn_YQAhPjgZ6wsoO-nE_B43l9T5LrDupRAg2hTJKj87qRld1mbziNmFLjsY8SgMH5m6iw6ZG5_2MWcdUh1AoJXk3wVWN63ywGkTLtxLJGZvXWBQJeOyLXbNzwvXGeE/s400/fig1_16.jpg)
Update: A 5ª parte já esta no ar.