![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQwTnMdzAloz_kx-J0xdIgpkF9adUGWe4BrECV1CrweW1IlGQmrHOKb3L7I4UXlP7QxKOfQS5i3zuoATZbUzRat2GtMkJL0JvxuWsBFn3QZRewY5-TLlYtYFk_geHIIzWpxww2mxu8jwg/s400/YamahaR1.jpg)
A Yamaha querendo melhorar ainda mais o desempenho da R1 acabou trazendo recursos exclusivos da versão de competição M1 para o modelo de rua. Porem a Yamaha garante que ela, apesar de mais potente, é fácil de pilotar.
Esta moto possui um turbocompressor natural, que em velocidades acima de 200 km/h eleva a potência de 180 cv para 189 cv, esta entrada de ar é feita na carenagem. O torque também é beneficiado pela indução de ar, subindo de 11,5 kgfm para 12,1 kgfm a 10.000 rpm.
A R1 possui um controle eletrônico de aceleração e o regulador manual de injeção de combustível deixando ela mais dócil de conduzir e ao melhorando o rendimento. Hoje ela á a mais rápida da prova de 0 a 100 km/h e passa com mais fácil a marca dos 320 km/h.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMlBjAZUF9CRh99-3Ns3x7YmyRiZi5PVXzE4x-BaiNAbXhm1pLgExN4dOuvueg4WhzP5ef7l_tV6aIXyCB4YCmDYVzgRJGzNff0ytaOn9Ug3myOVkjbGB4FiAf0doYmEh9WN7oah9bkXs/s400/YamahaR1_2.jpg)
Veja o vídeo da Yamaha YZF-R1 2009:
Fonte