Os números registraram um novo recorde da indústria automobilística nacional, com 1.338.078 unidades (crescimento de 30,16% em relação ao mesmo período de 2007).
A Renault, que chegou a amargar o sétimo lugar no fechamento do ano passado (com 69.907 unidades – 3,54% de participação), subiu para quinto no semestre (com 58.612 unidades – 4,38%). A liderança é da Fiat (335.815 – 25,10%), seguida pela Volkswagen (290.060 – 21,68%), GM (287.372 – 21,48%) e Ford (126.376 – 9,44%).
Depois da Renault, completando as dez primeiras montadoras, vêm: Honda (55.566 – 4,15%), Peugeot (41.238 – 3,08%), Toyota (34.566 – 2,58%), Citroën (34.437 – 2,57%) e Hyundai (21.248 – 1,59%).
Com a boa aceitação dos modelos desenvolvidos pela Dacia (subsidiária romena da Renault) e fabricados na planta de São José dos Pinhais (PR), a montadora de origem francesa se consolidou na liderança entre as “newcomers” – como são chamados os fabricantes instalados no país a partir dos anos 90.
Lançado há um ano, o Logan conquistou admiradores graças à funcionalidade e, principalmente, ao amplo espaço interno (o maior da categoria). Mesmo com um design antiquado, que acaba de ser reformulado na Europa, o sedã deu novo fôlego à montadora – que caminhava a passos lentos por causa da baixa aceitação do sedã Mégane e do envelhecimento da linha Clio.
Comparado aos best sellers do segmento, o Logan ainda está longe: vendeu 19.348 unidades no primeiro semestre, contra 50.650 do Fiat Siena (o Corsa Sedan lidera com 69.165 unidades, mas a GM soma as vendas do novo e do antigo modelo, rebatizado de Classic). Mas, para se ter uma idéia da façanha do Logan, o modelo francês ultrapassou o Fiesta Sedan (18.473).
Com a chegada do Sandero, no final de 2007, a Renault ganhou ainda mais força na busca pela liderança entre as “newcomers”. E o hatch, construído na mesma plataforma do Logan, repetiu o relativo sucesso. Vendeu 18.473 unidades de janeiro a junho e chegou a ultrapassar o terceiro colocado, o Chevrolet Corsa (23.346) no mês de maio. Os mais vendidos são o Volkswagen Fox (incluindo o CrossFox, 60.763) e o Ford Fiesta (28.588).
O Sandero foi o quarto de um total de seis novos modelos que serão lançados pela Renault até o final de 2009: os três primeiros foram Mégane, Mégane Grand Tour e Logan. Essa estratégia da montadora contou com um investimento de US$ 360 milhões no Brasil, dos quais US$ 230 milhões somente na plataforma B0, que além do Logan e do Sandero, ainda terá um novo modelo.