![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3aqjRtIoxlQb-ATNkR4AHK8C-PYESp-eFhjJDIgGh82NmhXJF4SwTXKvrh_nJo51C76Jl5LmtgQjRapIQyxgf4OGn5NCZeYMxJwrwCGI0b6lrZtpRvzmxxN0PBhqdMiIkNm9Qc9P16ak/s320/vmax_yamaha.jpg)
Num rápido passeio pela Internet, o número de sites, clubes e fóruns de discussão sobre essa moto está na casa dos milhares. Uma história de sucesso que começou na década de 1980 -- mais precisamente no ano de 1983, quando o projetista americano Ed Burke, da Yamaha, traçou os esboços iniciais daquilo que viria a ser a primeira V-Max da história.
Todo o desenvolvimento dessa primeira versão teve como inspiração os possantes "muscle cars" americanos, com seus motores V8 que faziam a cabeça dos jovens naquela época (exemplo; Mustang).
A idéia de Burke era criar algo equivalente para as motos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaRTrbbr6ApyqWBUAXxm5gV8meS0nNDJpCxkFhJX9JVQArw4SfpWwpbF1tCYV5BU51c_GjHOswDyxoSAUUC0q3hv-V6G-GNnJyJ9h19FAsRVCLVKzh7ZVzMtY9MwU-HytR4c8MMD-2Kr0/s320/v-max_yamaha_materia.jpg)
Obviamente, não demorou muito para que o modelo virasse objeto de desejo de motociclistas por todo o mundo, e se tornasse uma espécie de lenda. Só a título de curiosidade, segundo a Yamaha a V-Max já soma mais de 100 mil unidades vendidas em quase três décadas de comercialização, sem muitas alterações significativas em seu desenho -- prova concreta de toda sua força.
Agora, para deleite dos fãs, a V-Max está de volta, ainda mais moderna, depois de alguns anos fora de produção.
Para ler mais sobre clique Aqui
Fonte